domingo, 12 de julho de 2009

Inacreditável...

"Quando eu penso que nada mais é capaz de me chocar, eis que aparece algo..."

Essas foram as palavras do MV Bill no Programa do Faustão de 12 de julho de 2009. Eu estava no PC enquanto minha mãe assistia esse incoveniente da TV brasileira,quando algo nesse tosco programa chamou minha atenção! O MV Bill, que tem documentários maravilhosos, veio ao programa falar de sua viagem ao Haiti. Miséria, fome, morte, pobreza... vários itens foram listados, mas uma coisa em especial me chamou a atenção, lá, pessoas (inclusive crianças) estavam comendo um biscoito feito com manteiga e argila.
Segurei as lágrimas e percebi que o domingo na frente da TV enfim prestou para trazer uma reflexão que prestasse. Enquanto ten gente jogando caviar fora, outros estão comendo biscoito com argila. Aqui, usamos isso na comida para matar rato e lá eles estão usando para matar a fome! Pelo amor de Deus, eles estão se matando para fugir da fome! Onde estão os líderes mundiais? Onde estão as forças humanitárias? Onde está a ONU? Onde está Deus?
Pelo menos coube ao Brasil enviar tropas para o país e auxiliar um pouco no processo, mas sabemos que nosso rico país pobre tem as pernas bambas e não consegue andar direito. Existem países bem mais estáveis que o Brasil, que não mexem uma palha para mudar essa situação!
É claro que o Haiti é só uma ilustração do que ocorre em outros países da América Central, em partes da Ásia e na famigerada África... Tristeza perceber a inércia do mundo e a normalização da pobreza!
Lembrando o MV Bill: "Quando eu penso que nada mais é capaz de me chocar, eis que aparece algo..." e parafraseando uma música que lembra que o Haiti não é aqui, percebemos que podemos encontrar o Haiti ao terminar de virar a esquina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário